quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

QUADRADO PERFEITO

Essa receita se aplica a vários tipos de trabalhos, como mantas, tapetes, colchas e tudo o mais que puder ser feito através de quadrados emendados. Deve ser feito em ponto tricô e é ótimo exercício para quem está aprendendo tricô. O número de pontos deve ser divisível por 3, mais 3 pontos, de acordo com o tamanho da peça desejada.

Esse quadrado por exemplo, fiz com 51 pts, ele ficou com 11 cm.

Coloquei 48 pts na agulha + 3 pts
Trabalhei a 1º carr. e todas as outras em pt. t.

1º carr: trabalhe 24pts, arremate 3pts juntos e trabalhe os outros 24pts.
2º carreira e todas as carreiras pares: toda em pt. t.
3º carr: 23pts, arremate 3pts juntos e trabalhe os outro 23pts.
E assim por diante, até ficar com 3pts na agulha.
Arremate os 3pts juntos na próxima carr. par.


 Um dos lados fica com essa risquinha mais em relevo (altinha), que pra mim é o lado que eu considero o direito.


 E o outro lado fica um risco "afundado", que pra mim considero o avesso.


 Uma dica que a Angela me deu para facilitar, é de que toda vez que essa linha do começo do trabalho estiver do lado direito, eu sei que tenho que pegar os 3pts de uma vez só no meio.


 Agora para uni-los e isso virar uma manta é outra conversa. Ficará para um novo capítulo...rsrsrs
Mas vale muuuuito à pena o trabalho que dá. Eu simplesmente me viciei. Um forte abraço a todas...

5 comentários:

  1. Parabéns minha amiga e aluna (kkkkk), você aprendeu direitinho !!!!!!
    Para mim foi muito gratificante te ensinar e agora ver as coisas maravilhosas que você está fazendo.
    Beijos e continue com todo esse capricho tá.
    Ângela

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosângela,

    obrigada pela dica e por compartilhar.

    Um abraço,

    Ana Paula
    Salinha do Croché

    ResponderExcluir
  3. O que me ajuda muito quando faço o quadrado perfeito é usar duas numerações de agulhas, além do trabalho ficar mais uniforme, vc sempre marca a cor da agulha que está fazendo as diminuições. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado pela receita e pela dica!!!

    ResponderExcluir
  5. Agulhas diferentes. A mais grossa usa-se no direito ou avesso?

    ResponderExcluir

Olá !
Que bom que você está aqui.
Obrigada pela visita e recadinho.
Vou adorar lê-lo!
Volte sempre!
Um abraço,
Rosangela